Caiado e Gracinha lançam projeto de Fruticultura Irrigada em Flores de Goiás

   Foto Reprodução

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, lançam na manhã desta quarta-feira (13), no município de Flores de Goiás, o projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A ação executada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) seleciona produtores rurais familiares oriundos da reforma agrária para a implantação de sistemas de irrigação. Além de Flores de Goiás, produtores dos municípios de Formosa e São João d’Aliança também serão beneficiados.

A ideia é estimular o trabalho, especialmente, de produtores oriundos da reforma agrária e de comunidades tradicionais, transformando a realidade local por meio do aumento da produtividade agrícola e da geração de emprego, melhorando a qualidade de vida de agricultores familiares da região. A atividade escolhida para isso é a fruticultura – especificamente manga e maracujá –, que combina bem com as características da região, como o formato do terreno, o clima e a água disponível.

A expectativa é cobrir 296 hectares, abastecidos, em sua maioria, pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. A área tem capacidade para produzir aproximadamente 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ano, a partir do segundo e terceiro anos de cultivo, respectivamente. O projeto irá beneficiar cerca de 2 mil famílias goianas e os produtores selecionados contarão com a assistência técnica da Emater e do Senar Goiás para manejo da produção.

São parceiros do Goiás Social no projeto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Com informações do Mais Goiás/Diário Atual

Leia Também

Unidade vai funcionar por meio de encaminhamentos feitos pelo Complexo Regulador Estadual para casos…
Unidade vai funcionar por meio de encaminhamentos feitos pelo Complexo…
Os agentes vivenciaram ambientes hostis, dificuldade de deslocamento e um cenário apocalíptico enquanto auxiliavam…
Os agentes vivenciaram ambientes hostis, dificuldade de deslocamento e um…
A avaliação da administração do líder do União Brasil é de 85% entre as…
A avaliação da administração do líder do União Brasil é…