Após esvaziamento, Lula cancela participação em evento sobre clima na Etiópia

   Foto: Folha UOL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação em um evento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Adis Abeba, capital da Etiópia, nesta sexta-feira (16).

A desistência se deu em função de um esvaziamento do evento, com a ausência, inclusive, do anfitrião, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed. Além dele, não compareceu o presidente de Angola, João Lourenço, que convocou uma reunião emergencial para tratar de uma crise entre Uganda e República Democrática do Congo (RDC), dois países próximos e fronteiriços cujo conflito já leva anos. Lourenço foi nomeado pela União Africana mediador do conflito.

Segundo o Palácio do Planalto, no evento Lula iria discutir e fazer um apelo por mais ações de apoio financeiro e “intervenções políticas, inovação e conhecimento a fim de aprimorar a resiliência climática e a adaptação nos sistemas agrícolas e alimentares na África”.

O presidente brasileiro está na Etiópia para participar da cúpula da União Africana. Mais cedo, ele fez uma reunião com o primeiro-ministro etíope, na sede do governo local. Neste ano, a Etiópia passou a fazer parte do Brics e a União Africana, sediada no mesmo país, tornou-se membro permanente do G20, iniciativas que contaram com o apoio de Lula.

A agenda do chefe brasileiro ainda teve outros compromissos oficiais, como uma cerimônia de oferenda floral em homenagem aos “heróis caídos na Batalha de Adwa”, ocorrida em 1896 entre a Etiópia e a Itália, e uma visita ao Museu Memorial de Adwa. Lula seguirá no país africano até domingo (18). Desde que assumiu a presidência pela terceira vez, Lula tem defendido uma maior aproximação do Brasil com o continente africano.

Com informações doO Tempo

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…