Centro de combate à desinformação começa a operar nesta terça no TSE

   Foto: CNN Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá inaugurar, na tarde da próxima terça-feira (12), o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). A intenção é atuar no combate à desinformação (fake news), discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral. Em outubro deste ano, haverá pleito municipal para escolha de prefeitos e vereadores.

A proposta é que o centro promova uma cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, especialmente as plataformas de redes sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp e Telegram, durante o período eleitoral. Um dos focos será acompanhar o cumprimento de regras para a propaganda eleitoral.

Os Tribunais Regionais Eleitorais terão apoio no aperfeiçoamento da utilização da inteligência artificial nas eleições, no combate à desinformação e à deepfake e na proteção à liberdade de escolha dos eleitores. Também será feita a promoção da educação em cidadania, nos valores democráticos e nos direitos digitais.

O centro será comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por outros integrantes da Corte. Serão convidados, ainda, outros nomes da Procuradoria-Geral da República (PGR), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os integrantes do centro deverão trocar informações para agilizar a comunicação entre os órgãos, entidades e plataformas de redes sociais, assim como aprimorar a implementação de ações preventivas e corretivas. Também haverá esforço na realização de cursos, seminários e estudos para a promoção de educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate a desinformação eleitoral, entre outras funções.

Com informações do O Tempo/Diário Atual

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…