Após voto de relator contra cassação, Moro tem primeira vitória em julgamento; veja próximos passos

   Crédito: Felipe Moraes

O julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná que pode cassar senador Sergio Moro (União Brasil-PR) começou nessa segunda (1º). Após voto do relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha Souza, contra a perda de mandato, houve pedido de vista, e a sessão será retomada nesta quarta (3). Faltam votos de seis membros da corte.

O Brasil Agora desta terça (2), apresentado por Iasmin Costa e Murilo Fagundes, traz análise do jornalista Leonardo Cavalcanti sobre os próximos passos do processo. Além da retomada amanhã, ainda há uma terceira e última sessão reservada para o julgamento, na próxima segunda (8).

Para o repórter do SBT News, o caso ainda chegará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá dar a decisão final.

“O processo, independentemente do resultado, vai para o TSE. A questão é de quanto tempo passaria inelegível. Se vai até 2032, deixa sonho político guardado até lá. É um custo político para ele”, analisa Cavalcanti, que traçou paralelo entre as carreiras políticas de Moro e Deltan Dallagnol.
O ex-procurador da República atuou na Lava Jato quando Moro era juiz e teve mandato de deputado cassado em 2023 pelo TSE por fraude à Lei da Ficha Limpa. Em postagem na rede social X (antigo Twitter), Dallagnol comemorou o voto do relator favorável a Moro, chamando o posicionamento de “histórico”.

“São personagens que não diziam que queriam ir para a política e acabaram indo. E também personagens com dificuldades no campo da política. Postagem de Deltan mostra religação entre os dois”, apontou Cavalcanti.

Duas ações, movidas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), acusam Moro de abuso de poder econômico na pré-campanha das eleições de 2022, quando o ex-juiz da Lava Jato recebeu mais de 1,9 milhão de votos e chegou ao Senado Federal.

Com informações do SBT News/Diário Atual

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…