As razões que levaram Maduro a cancelar encontro com Lula

   Foto: Flickr

Aliado antigo de Luiz Inácio Lula da Silva, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou horas antes o encontro que teria com o petista na Argentina. Os integrantes do governo venezuelano identificaram uma “ameaça” à segurança nacional do país, com alegação de que haveria um plano de agressão contra a delegação.

“Nas últimas horas fomos informados de um plano elaborado no cerne da direita neofascista cujo objetivo é realizar uma série de agressões contra nossa delegação”, afirmou Caracas, justificando a ausência de Maduro na reunião.

A “ameaça” alegada pelo governo chavista seria uma ordem de prisão internacional expedida pelos Estados Unidos contra o ditador. Por esse motivo, Maduro só viaja para outro país quando tem a certeza de que não será capturado pelas autoridades locais.

O governo venezuelano precisaria ainda realizar a viagem em uma aeronave de bandeira argentina, e não venezuelana, para evitar a possibilidade de Maduro ser detido em espaço aéreo internacional.

Maduro “não teve garantias de que não seria capturado e enviado aos EUA”, disse o tenente venezuelano José Antonio Colina ao jornal Estado de S. Paulo. Segundo ele, a rota do avião do ditador também era um problema, pois seria necessária a garantia dos países de que a aeronave não seria obrigada a aterrissar.

Na semana passada, quando foi anunciado que o ditador venezuelano havia sido convidado a visitar o país, representantes da oposição argentina — maioria no Congresso — começaram a se manifestar contra a viagem e pediram a detenção do chavista por crimes de lesa-humanidade.

Revista Oeste

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…