Bancada do DF discute criação de Guarda Nacional e transferência de Marcola

   Foto: Nathália Cardim

O líder do PSDB no Senado Federal, Izalci Lucas (PSDB-DF), reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (2/2), com integrantes da bancada distrital no Congresso Nacional. A primeira reunião do grupo em 2023 ocorreu no gabinete do parlamentar e contou com a presença do novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

Apesar de ter confirmado presença no encontro, anteriormente, a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), não participou da reunião.

Na oportunidade, os parlamentares debateram temas como o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF); a articulação para barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende criar uma Guarda Nacional e supostamente federalizar a segurança pública da capital do país; e a transferência do traficante e líder da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, para a Penitenciária Federal de Brasília.

“Reunimos a bancada para levar ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nossas demandas”, comentou o senador Izalci Lucas. “Não queremos que a Guarda Nacional tenha envolvimento com a segurança da Esplanada. É desnecessário”, acrescentou.

Izalci também afirmou que a bancada do DF pretende atuar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. “Com certeza vai acontecer. A CPI é para apurar, identificar e punir quem faltou com a responsabilidade”, comentou.

O senador defendeu, ainda, o retorno do governador afastado do cargo, Ibaneis Rocha (MDB). “Vou propor para a bancada se manifestar pelo retorno. Ele foi reeleito em primeiro turno e deveria ter voltado. Não dá, em uma canetada, para afastar alguém eleito democraticamente. Vamos propor uma nota solicitando o retorno do governador Ibaneis”, pontuou Izalci.

O presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB) participou da reunião e falou sobre a CPI instalada na CLDF. “Nós instalamos, pela primeira vez na história, com a assinatura dos 24 deputados. O que demonstra o grau de responsabilidade e de preocupação. A Câmara fará o seu papel”, comentou Wellington Luiz.

Também participaram da reunião os deputados federais Alberto Fraga (DEM-DF), Bia Kicis (PL-DF), Reginaldo Veras (PV-DF), Erika Kokay (PT-DF), e a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Metrópoles

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…