Governador Ronaldo Caiado anuncia Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher

   Foto Reprodução

Ampliação do efetivo de policiais, maior integração e cooperação entre as forças de segurança e transformação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia em Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher.

Essas foram algumas das medidas anunciadas nesta segunda-feira (06/02), durante apresentação realizada pelo governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, dos novos nomeados para a cúpula da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

As mudanças contemplam os cargos mais altos na hierarquia da Polícia Civil e da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, além de nomeações para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em entrevista coletiva à imprensa, Caiado afirmou que os nomes, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) na última semana, refletem o compromisso do Governo de Goiás com o avanço no combate à criminalidade.

“Tenho buscado resultados. É fundamental que tenhamos esse compromisso. O segundo mandato é mais desafiador do que o primeiro, pois exige de nós mais avanços. Não é sobre ter a sensação de segurança, mas é ter a certeza da segurança. Então, a responsabilidade é ainda maior”, afirmou o chefe do Executivo.

Delegacia Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher

Novo delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Ganga disse que pretende ampliar a Delegacia da Mulher de Goiânia, transformando-a em uma estrutura estadual.

“Nossa ideia é ampliar seus tentáculos, transformá-la de uma delegacia municipal em estadual e padronizar procedimentos. Com isso, daremos um reforço para evitar crimes violentos contra mulheres”, explicou.

Para ele, o chamamento de cerca de 900 policiais aprovados em concurso público deve contribuir para operacionalizar a mudança.

Trabalho integrado

Confirmado na Superintendência de Polícia Técnico-Científica, o perito criminal Ricardo Matos afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho integrado entre as forças, que tem resultado em queda de até 80% nos crimes praticados no estado.

Dentro de um modelo “integrado e cooperativo”, o superintendente afirmou que busca “dar continuidade ao trabalho com máxima efetividade, para dar respostas rápidas e certeiras nas investigações”.

Titular da Segurança Pública, Renato Brum ressaltou que o principal critério avaliado para a nomeação dos novos integrantes da pasta foi a meritocracia.

“Avaliamos o currículo e o histórico de cada comandante. São pessoas que vão chegar para acrescentar, que têm larga experiência profissional e vão colocar a sua cadência para que a gente possa evoluir ainda mais”, explicou.

O secretário pontuou ainda que o “sucesso” da segurança pública tem a integração de forças como alicerce.

Mudanças

As nomeações entraram em vigor na data de publicação do decreto no Diário Oficial, na última sexta-feira (03/02).

A lista inclui cinco nomes para a Secretaria de Segurança Pública, dois para a Polícia Militar, três para a Polícia Civil e um para o Corpo de Bombeiros. Entre elas estão:

superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC): Ricardo Matos;

superintendente de Ações e Operações Integradas (SSP): Evenir da Silva Franco Júnior;

gerente de Operações Integradas (SSP): Luiz Paulo Vide;

gerente de Contrainteligência Estratégica (SSP): Nínivi Maria Gontijo de Siqueira;

subcomandante-geral (PM): Clives Pereira Sanches;

chefe de Estado-Maior Estratégico (PM): Durvalino Câmara dos Santos Júnior;

delegado-geral (PC): André Gustavo Corteze Ganga;

delegado-geral Adjunto (PC): Murilo Polati Rechinelli;

superintendente de Polícia Judiciária (PC): Marcelo Aires Medeiros;

subcomandante-geral (CBM): Pablo Lamaro Frazão

Portal Fort News

Leia Também

Unidade vai funcionar por meio de encaminhamentos feitos pelo Complexo Regulador Estadual para casos…
Unidade vai funcionar por meio de encaminhamentos feitos pelo Complexo…
Os agentes vivenciaram ambientes hostis, dificuldade de deslocamento e um cenário apocalíptico enquanto auxiliavam…
Os agentes vivenciaram ambientes hostis, dificuldade de deslocamento e um…
A avaliação da administração do líder do União Brasil é de 85% entre as…
A avaliação da administração do líder do União Brasil é…