Lula afirma que Bolsonaro “não tem chance de voltar à Presidência”

   Foto: Exame

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10/2) que o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) “não tem chance de voltar à Presidência”. A declaração ocorreu durante entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN internacional, durante viagem aos Estados Unidos para reunião com o líder americano, Joe Biden.

Lula ainda comparou a luta pela democracia e a polarização política nos EUA e no Brasil, afirmando que “a democracia vai prevalecer”. “Nós vamos ter eleições depois das eleições nos Estados Unidos. Nós vamos ver como é que a coisa vai acontecer nos EUA porque aqui tem uma divisão muito marcada igual tem no Brasil. Os democratas e os republicanos estão muito divididos. Ou seja, ‘ame-o ou deixe-o’. É mais ou menos isso que acontece”, apontou.

Indústria de fake news
Em indireta a Bolsonaro, o petista disse que o país teve “indústria de fake news”, que “não conseguiu combater em igualdade de condições”, e que “nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista”.

“No Brasil, nós somos um país mais pacificado. O brasileiro, na sua índole, ele gosta de música, ele gosta de futebol, de carnaval. Não é um povo que tem a cultura de odiar. O que aconteceu é que tivemos uma indústria de fake news que nós não conseguimos combater em igualdade de condições. E estou convencido de que nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista. Uma eleição sempre será dividida quando tem dois candidatos.”

Lula ainda citou os ataques golpistas nos EUA, a exemplo do Capitólio em 2021, e os atos extremistas na Praça dos Três Poderes, no 8 de janeiro, em Brasília.

“A única coisa estranha que ocorreu foi o que aconteceu aqui no Capitólio porque jamais a gente imaginava que, no país que simbolizava a democracia, alguém pudesse invadir o Capitólio ou alguém pudesse ser tão desumano como era o presidente Trump.”

Em seguida, Lula destacou que Bolsonaro é uma cópia fiel do ex-presidente americano Donald Trump.

“Bolsonaro é uma cópia fiel, é uma cópia. É como se você colocasse numa máquina e tirasse uma fotocopia, é a mesma coisa. Não gosta de sindicato, não gosta de empresário, não gosta de trabalhados, não gosta de mulheres, não gosta de negros, não gosta de conversar com empresários. Ou seja, é ele e as mentiras dele. É ele e as fanfarras dele. Não gosta de falar com a imprensa. Nós mudamos isso. Acho que o Brasil aos poucos vai se encontrando e, aos poucos, a democracia vai prevalecer. Esse é meu compromisso e espero que, daqui a quatro anos, você possa fazer outra entrevista comigo para ver como o Brasil já estará democrático”, completou.

“Bolsonaro não tem nenhuma chance de voltara a Presidência da República”, concluiu.

CB

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…