Piloto de caça norte-americano faz foto inédita de balão espião chinês

   Foto: Divulgação/Departamento de Defesa dos EUA

Na quarta-feira 22, o Pentágono divulgou uma foto aproximada do balão espião chinês que sobrevoou o país por dias, antes de ser abatido pelo governo norte-americano na Carolina do Norte. A imagem foi feita em 3 de fevereiro.

As autoridades suspeitam que o equipamento tenha feito registros importantes do território, como o de um dos três centros de comando do arsenal de mísseis balísticos intercontinentais do país, localizado no Estado de Montana.

Depois de revelada a origem do balão, os Estados Unidos intimaram a China. O Partido Comunista (PCC) alegou tratar-se de um objeto para fins meteorológicos que perdeu o rumo e acabou indo em direção aos EUA. A Casa Branca, contudo, não acreditou na versão do PCC e mandou derrubar o balão.

Partes dos detritos, incluindo sua carga útil, foram recuperados e estão sendo analisados, conforme informou a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.

O Departamento de Estado dos EUA informou que o balão tinha diversas antenas em um arranjo que “provavelmente conseguia coletar e geo-localizar comunicações”. Os painéis solares da máquina eram grandes o suficiente para produzir energia para operar “vários sensores ativos de coleta de inteligência”.

Algumas características do balão foram reveladas:

É um equipamento que voa em altitudes elevadas;
Pode ser equipado com sensores de alta tecnologia capazes de captar transmissões de rádio, celular e outras que não podem ser captadas por satélites, por exemplo;
Opera de 24 km a 37 km de altitude, muito acima de rotas comerciais (no máximo 12 km de altitude);
Geralmente movido por correntes de vento;
Pode funcionar com energia solar;
Também pode ser guiado à distância;
Muito usado pelos EUA e pela União Soviética durante a Guerra Fria;
Considerado uma alternativa e em relação a satélites.
A máquina iniciou sua viagem controlada em território norte-americano em 28 de janeiro. O balão foi rastreado sobre Montana no início de fevereiro, logo depois de viajar pelas Ilhas Aleutas e pelo Canadá.

 

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…