Governo prorroga prazo do recadastramento de armas para 3 de maio

   Foto: Pixabay

O governo federal prorrogou o recadastramento de armas de fogo. O prazo, que venceria na próxima segunda-feira (3/4), foi adiado em 30 dias, para o dia 3 de maio. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (29/3) em decreto no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O prorrogamento do prazo ocorreu após pedido de parlamentares da bancada da bala, que reuniram-se com o ministro na terça-feira da semana passada (21). Cerca de 30 parlamentares foram ao gabinete de Dino, no Palácio da Justiça. Entre os pedidos feitos pelos congressistas estão o aumento do prazo e mudanças no decreto de armas assinado por Lula logo no primeiro dia de mandato.

Em entrevista ao CB.Poder do Correio Braziliense um dia após a reunião, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) disse ter visto receptividade do ministro às propostas. “Acredito que ele vá prorrogar. Nós propusemos que ele dilatasse um pouco esse prazo. Nós não somos contra o recadastramento”, afirmou. O deputado é presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara, conhecida como a bancada da bala.

Prazo total será de 90 dias
Inicialmente, o prazo para o recadastramento dado pelo governo era de 60 dias, e se encerraria em 31 de março. Apesar de Dino ter defendido que não mudaria a data-limite, o ministro reconsiderou sua posição após pedido dos parlamentares, e deu mais 30 dias. Segundo ele, mais de 81% das armas já foram registradas novamente, superando a meta inicial do governo.

Após o prazo, armas não cadastradas serão consideradas ilegais, e o ministro declarou que a pasta fará uma busca ativa dos armamentos irregulares.

Com informações do Correio Braziliense/adaptação

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…