Haddad afirmou que Lula pediu a equipe econômica que desistisse da taxação para compras de até 50 dólares

   Foto: Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo não vai mais taxar importação para encomendas de até US$ 50 (R$ 247) remetidas ou destinadas a pessoas físicas.

Haddad disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que a equipe econômica desistisse da proposta e buscasse uma solução administrativa.

A repercussão negativa nas redes sociais depois da medida que taxava as importações, ter sido anunciada pelo Ministério da Fazenda diante da possibilidade de aumento nos preços de produtos comercializados por plataformas internacionais, principalmente varejistas asiáticas, como AliExpress, Shein e Shopee, foi inesperada e imensa.

O objetivo da nova regra fiscal para pessoa física era fechar o cerco a empresas estrangeiras que se utilizam de brecha na legislação brasileira para vender produtos importados sem pagar imposto. De acordo com Haddad, uma empresa específica estaria burlando a regra.

O ministro disse ter se encontrado presencialmente com representantes da AliExpress, além de ter recebido uma carta em nome da Shopee, “dizendo que concordam com a regulação nos termos do que o Ministério da Fazenda pretende”. “Eles não querem se confundir com quem está cometendo crime tributário”, disse.

Com informações do Diário Atual/Redação

Leia Também

Segundo Lula, o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem a mesma autonomia…
Segundo Lula, o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto,…
Batata lidera aumento com alta de 20,61% em maio; cebola, arroz, leite e café…
Batata lidera aumento com alta de 20,61% em maio; cebola,…
Ideia de importar grãos do exterior já despertava resistência no campo e agora se…
Ideia de importar grãos do exterior já despertava resistência no…