Bancada ruralista avalia romper com governo Lula

   Crédito: Bruno Spada

A presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e de ministros do governo na feira nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) causou descontentamento na bancada ruralista da Câmara dos Deputados. A controvérsia ocorre no momento em que a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva busca melhorar a relação com os ruralistas. Na próxima semana, Alckmin vai participar de um almoço promovido pelo grupo em Brasília, como uma tentativa de aproximação.

No entanto, o vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio na Câmara, deputado Evair de Melo (PP-ES), avalia romper as relações com o governo. Ele afirma que a presença de Alckmin no evento do MST reforça o envolvimento do governo com as invasões de terras ocorridas no país, durante o chamado “Abril Vermelho”.

Alckmin e outros membros do primeiro escalão do governo foram destaque no evento do MST, onde também estiveram presentes os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). O governo busca aproximação com a bancada, em meio à instalação de uma CPI para investigar o grupo de extrema esquerda.

A bancada do agronegócio tem acumulado desentendimentos com o governo. O grupo discorda das invasões promovidas pelo MST, das críticas à Agrishow e dos discursos de Lula. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da Frente da Agropecuária na Câmara, afirma que o governo precisa se definir quanto às suas relações com o setor.

Ruralistas também se incomodaram com a presença de João Pedro Stédile, coordenador do MST, na comitiva de Lula na China. Ainda mostraram incômodo com a participação do movimento de extrema esquerda no “Conselhão”.

Para atenuar a crise, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, prometeu um aporte de R$ 200 milhões do Orçamento da União para o Plano Safra, principal linha de financiamento do setor agropecuário.

Com informações da Revista Oeste

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…