Se governo exceder gastos, não haverá concursos públicos

   Foto: Metrópoles

O relator do arcabouço fiscal na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), apresentou seu parecer após reunião de líderes juntamente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Depois do encontro, Cajado explicou que o relatório ainda está sujeito a mudanças. “Não tenho nenhuma vaidade em querer construir as ideias da minha cabeça. Todos os acordos que foram feitos são no sentido de que haja credibilidade e sustentabilidade fiscal das contas públicas”, afirmou.

O texto será especificado hoje e o requerimento de urgência, votado amanhã. O mérito da proposta deverá ser votado até quarta-feira da semana que vem.

Todos os líderes da Câmara estavam presentes, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), André Fufuca (PP-MA), Hugo Motta (Republicanos-PB), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Antônio Brito (PSD-BA) e Fábio Macedo (Podemos-MA),  Fernando Haddad e também, o atual secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Depois da reunião Lira comentou: “O dia foi bastante produtivo. Avançamos nas conversas com os líderes partidários para garantir o regime de urgência para a proposta do relator Cláudio Cajado sobre o novo Regime Fiscal Sustentável, na presença do ministro Fernando Haddad. O novo regime fiscal é prioridade para o desenvolvimento econômico e social do país”.

Horas antes, ele argumentou que o novo arcabouço fiscal pode ainda passar por “ajustes” até ser votado. “Os ajustes serão necessários. Temos de construir votos no plenário, e há determinados partidos que não votarão se o projeto for muito frouxo, for muito flexível, se não demonstrar as amarras e os enforcements necessários”, constatou Lira.

Haddad no entanto, comentou que técnicos da pasta estão auxiliando os parlamentares com os cálculos dos impactos das mudanças no arcabouço e evitou comentar sobre o texto, uma vez que os líderes devem ser informados do conteúdo antes de todos.

Com informações do Diário Atual/Redação

Leia Também

Segundo Lula, o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem a mesma autonomia…
Segundo Lula, o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto,…
Batata lidera aumento com alta de 20,61% em maio; cebola, arroz, leite e café…
Batata lidera aumento com alta de 20,61% em maio; cebola,…
Ideia de importar grãos do exterior já despertava resistência no campo e agora se…
Ideia de importar grãos do exterior já despertava resistência no…