A pedido de Mendonça, STF suspende julgamentos de réus por atos de 8 de janeiro

   Foto: Poder 360

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu julgamento presencial e suspendeu a análise virtual de duas ações penais de envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. Neste domingo (1º), a Corte já havia formado maioria para condenar os réus. Agora, o placar será reiniciado. O ministro apresentou voto divergente, com penas diferentes a cada um deles, mas em seguida pediu destaque. Quando isso ocorre, a ação é enviada ao plenário físico da Corte. Ele ainda pediu vista de outros dois processos.

Uma das ações destacadas é de João Lucas Valle Giffoni, morador do Lago Sul, região rica de Brasília. O jovem foi preso em flagrante pela polícia do Senado no instante em que ocorriam as depredações. A defesa dele alega que o rapaz participou de uma manifestação “pacífica” e pediu a absolvição dele.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes votou a favor de que Giffoni seja condenado a 12 anos e seis meses de reclusão e a um ano e seis meses de detenção e cem dias-multa, cada um no valor de um terço do salário mínimo.

A outra ação que foi enviada ao plenário físico é de Davis Baek. Morador de São Paulo, ele foi preso na praça dos Três Poderes com dois rojões, gás lacrimogêneo, balas de borracha, uma faca e dois canivetes. Os advogados que o defendem dizem que ele não praticou crime.

Ele pediu vista, ou seja, mais tempo para análise, nos processos de Nilma Lacerda Alves e Jupira Silvana da Cruz Rodrigues. O ministro tem 90 dias para devolver as ações.

O outro acusado em julgamento é Moacir José dos Santos. Ele continuam a ser julgado no plenário virtual — a menos que algum ministro também peça destaque ou vista.

Os cinco foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Com informações do R7/Adaptação

Leia Também

Produtor de eventos foi condenado em segunda instância, após realizar evento para adolescente sem…
Produtor de eventos foi condenado em segunda instância, após realizar…
Ministra assume posto no lugar de Alexandre de Moraes; cargo de vice será ocupado…
Ministra assume posto no lugar de Alexandre de Moraes; cargo…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, afirmou que a lei que…