Estações do metrô amanheceram fechadas (28/2) por furto de cabos e vandalismo

   Crédito: Ed Alves

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, nesta terça-feira (28/2), que a pane nos trens do metrô nesta manhã foi provocada por vandalismo nos cabos de fibra ótica. Segundo a companhia, o rompimento dos cabos provocou perda de sinalização no sistema e, por isso, houve interrupção da prestação de serviço à população. O Metrô ainda informou que cabos de energia foram furtados.

O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. É este sistema que impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

As estações ainda estão fechadas. Segundo a companhia, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais para solucionar o problema. “Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível”, diz em nota.

A Companhia ainda lamentou o transtorno aos usuários e disse que a Secretaria de Mobilidade determinou reforço nas linhas de ônibus.

O Metrô ainda explicou que a paralisação do sistema também pode ocorrer em ocorrências como queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.

Com informações do Correio Braziliense/Adaptação

Leia Também

Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política de Assistência Estudantil, benefícios…
Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política…
O parecer do conselho considera o PL 1904/2024 inconstitucional, inconvencional e ilegal…
O parecer do conselho considera o PL 1904/2024 inconstitucional, inconvencional…
  Com as presenças de secretários de estado e outras autoridades governamentais, empresários, lideranças…
  Com as presenças de secretários de estado e outras…