Feira da Goiaba atrai produtores e movimenta a economia de Brazlândia

   Foto: Agência Brasília

A 9ª edição da Feira da Goiaba, evento que celebra a colheita da fruta mais produzida no DF, recebeu neste sábado (6) a visita do governador Ibaneis Rocha. A feira, que começou na sexta-feira (5), vai até o próximo domingo (14), na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6, em Brazlândia.

O chefe do Executivo cumprimentou os produtores, experimentou receitas, circulou entre os estandes e falou sobre o fomento do governo na área rural. “Nós temos aqui um trabalho que foi muito bem-feito pela Emater, em parceria com a Secretaria da Agricultura, na questão da irrigação. Existia todo um acúmulo de água e, com os canais de irrigação, os produtores rurais da região foram favorecidos. E Brazlândia tem se tornado uma referência na produção rural, tanto da goiaba, quanto do morango e outros frutos que têm abastecido todo o DF”, afirmou.

Em março, o GDF inaugurou o trecho final do Canal do Rodeador, em Brazlândia, projeto que garante abastecimento hídrico a 96 propriedades agrícolas e a cerca de 300 famílias. Mais de R$ 7 milhões foram investidos na construção de tubulações que vão evitar uma perda de 150 litros de água por segundo. Com a economia serão beneficiados aproximadamente 60 mil habitantes da região administrativa.

Outro ponto destacado pelo governador são os investimentos que têm sido feitos na região, como a construção da Escola Técnica, a reforma da feira, ampliação do Hospital Regional de Brazlândia e duplicação da BR-080. Desde 2019, o GDF investiu mais de R$ 108 milhões em construções de novos equipamentos públicos, reformas estruturais e obras viárias.

“Estamos arrumando a cidade como um todo, esperamos continuar com os investimentos. Temos a expectativa agora, em parceria com o governo federal, da duplicação da BR-080, que é o maior pedido da região. Fizemos a duplicação de um trecho e agora esperamos ampliar essas faixas. Segundo informação do ministro, a gente deve começar a obra ainda nesse semestre, já temos contrato assinado e todas as licenças retiradas”, informa o chefe do executivo.

Produção da Goiaba

A goiaba é a fruta tradicionalmente mais produzida no DF. De acordo com o Relatório de Informações Agropecuárias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), em 2023, a unidade da federação fechou o ano com 222 produtores de goiaba e uma produção que alcançou a marca de 7.070 toneladas da fruta. Brazlândia concentra a maior parte do cultivo, representando 88,08% do total, com uma área plantada de 412,15 hectares.

“Temos aqui hoje, na Feira da Goiaba, com 37 produtores da fruta e representantes da indústria para incentivar o crescimento da cadeia produtiva, a geração de emprego e renda em Brazlândia e no DF como um todo. A Emater está sempre apoiando e oferecendo aprendizado, novidades tecnológicas, tudo para incentivar essa cadeia tão importante para o DF”, ressalta o presidente da empresa, Cleison Duval.

Para a administradora regional, Luciana Lima, a produção impulsiona a economia local. “O grande objetivo da Feira da Goiaba é reconhecer, valorizar e divulgar a produção rural de nossa cidade. Brazlândia é responsável pela produção das frutas mais gostosas do DF e, com o evento, estamos mexendo com toda a agricultura familiar da região. Temos artesanato, flores… Então, toda a parte rural da cidade está envolvida, o que movimenta muito todo o comércio e a economia da cidade”, afirma.

O produtor rural da região, Marcos Kazuto, que cultiva o fruto há 20 anos, acredita que a feira é o momento para escoar a produção e divulgar a comercialização da fruta. “A goiaba sempre foi produzida aqui na região, mas não era tão famosa. A feira ajuda no aumento das vendas e, consequentemente, da renda. É onde comercializamos o excesso dos nossos produtos”, conta.

Quem também se anima com as vendas no evento é a também produtora rural Patrícia Ghisolfi, há 12 anos plantando goiaba, hoje ela já diversificou o negócio ao fabricar sorvetes, tendo como base a goiaba. “Trouxemos dois sabores especiais que as pessoas procuram muito, goiaba com limão e gorgonzola com goiabada, além de outras produções. A feira nos ajuda na divulgação dos nossos produtos”, completa.

Foto: Agência Brasília

Comércio e shows

Com entrada gratuita durante os seis dias de eventos, os visitantes poderão conhecer e adquirir não só a fruta em si, mas também uma variedade de produtos derivados da goiaba, como doces, geleias, licores, bolos e outras iguarias produzidas pelos agricultores da região. Além disso, outros produtores rurais comercializam flores e plantas ornamentais. Artesãos locais apresentam pinturas, tricô, bordado, costura criativa, artigos de couro, tecelagem, decoupage, miniaturas de móveis de madeira, essências caseiras e outros trabalhos artesanais.

Uma apreciadora da goiaba, a advogada Deirder Neiva, foi uma das visitantes do evento e destacou a importância do trabalho dos produtores. “É a primeira vez que venho e acho interessante aqui no DF se produzir tantas coisas. Amo goiaba e estou vendo coisas extraordinárias, como uma torta maravilhosa. Os produtores carregam o nosso país e estão de parabéns por essa dedicação à alimentação.”

O evento conta ainda com uma programação de shows com artistas nacionais e do DF todos os dias, das 22h às 2h. Confira abaixo a programação:
– 6/4: Sábado – Ivoney Fernandes
– 7/4: Domingo – João Bosco e Vinicius
– 12/4: Sexta – Di Paulo e Paulinho
– 13/4: Sábado – Léo Magalhães

Com informações da Agência Brasília

Leia Também

Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política de Assistência Estudantil, benefícios…
Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política…
O parecer do conselho considera o PL 1904/2024 inconstitucional, inconvencional e ilegal…
O parecer do conselho considera o PL 1904/2024 inconstitucional, inconvencional…
  Com as presenças de secretários de estado e outras autoridades governamentais, empresários, lideranças…
  Com as presenças de secretários de estado e outras…