Serviços ficarão mais caros no Detran-DF a partir de 1º de janeiro de 2023

   Foto: Zuleika de Souza

Com a chegada do novo ano, alguns serviços públicos pagos pelo cidadão têm seus valores atualizados. Alvo de reclamações recorrentes por parte dos contribuintes, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou o aumento do preço dos serviços prestados pelo órgão. Os reajustes são atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado anualmente pela Secretaria de Fazenda do DF. Segundo a portaria publicada pela pasta em 19 de dezembro último, o índice ficou em 5,97%, percentual que será aplicado no aumento dos preços de todos os serviços do Detran.

O departamento vai divulgar a tabela com os valores atualizados apenas em 1º de janeiro de 2023, mas o Correio calculou os novos valores de alguns dos serviços, de acordo com o INPC acumulado entre os meses de novembro de 2021 e 2022. A solicitação de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, por exemplo, que atualmente custa R$ 120, passará a ser R$ 127,16. Quem for pego em blitz e o veículo, no caso de automóveis, camionetas, caminhonetes ou utilitário, precisar ser guinchado para o depósito do Detran, o valor passa de R$ 318 para R$ 336,98 por quilômetro até 15 km rodados. Acima dessa distância, o adicional por quilômetro rodado passa de R$ 20 para R$ 21,19.

Os valores das diárias dos depósitos também terão alterações. Veículos leves, cujo valor atualmente é de R$ 50, passará a ser de 52,98. A diária para motocicletas, ciclomotores, motonetas e quadriciclos atualmente custa R$ 39. Com o aumento, o valor passará para R$ 41,33. Para liberar o veículo do depósito, é cobrado a taxa de R$ 50, valor que aumenta para R$ 52,98 a partir do próximo ano.

A publicitária Aíla Cohim Caetano Araripe, 26 anos, não vê com bons olhos o aumento anunciado pelo Detran, sobretudo por causa da qualidade dos serviços prestados aos motoristas do DF. “Tudo é uma grande burocracia, ninguém resolve nada, tudo demora um tempo absurdo para ser resolvido e ninguém sabe informar em que pé estão os processos do nosso interesse”, desabafa. “Uma vez, eu recebi uma multa e solicitei a informação sobre a manutenção dos radares de Brasília. Para eu obter essa informação, eles me cobraram uma taxa de R$ 40. Tudo que a gente pede eles inventam de cobrar algum valor para dificultar a sua vida”, reclama.

A publicitária relata que sua mãe fez a renovação anual dos documentos e descobriu que ainda constava uma multa que ela já havia pago e que o departamento, até hoje, não deu baixa. “Isso já faz mais de seis meses. Minha mãe já foi lá algumas vezes, ligou, abriu um procedimento e, até agora, não está com o documento do carro de 2022. Se ela for parada em uma blitz, ela pode ser punida por não estar com a documentação em dia.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CB

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