Após intermediação de Bolsonaro, brasileiros são liberados de Gaza

   Foto: UOL Notícias

Nesta quinta-feira (9), o ex-presidente Jair Bolsonaro revelou ter intermediado a liberação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Logo após a revelação, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, firmaram um acordo para a liberação de 34 brasileiros e seus familiares retidos na em Gaza, conforme informado pelo Itamaraty. A previsão é que a liberação ocorra nesta sexta-feira (10), permitindo que os brasileiros cruzem a fronteira com o Egito.

Em uma conversa telefônica, Cohen assegurou a Vieira que os brasileiros e seus familiares estarão incluídos na lista de estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira na sexta-feira.

De acordo com a Representação do Brasil na Palestina, o grupo é composto por 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos familiares próximos que iniciarão o processo de imigração. A maioria são crianças, totalizando 18.

Os brasileiros e seus familiares estão localizados em duas cidades do sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah, situada na fronteira entre Egito e Gaza, é o ponto de passagem de caminhões com ajuda humanitária. Em Rafah, 18 pessoas, incluindo nove crianças, cinco mulheres e quatro homens, aguardam evacuação. Em Khan Younis, 16 pessoas, sendo nove crianças, cinco mulheres e dois homens, esperam pelo processo de evacuação. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para abrigá-los até que a passagem de Rafah seja reaberta.

A liberação dos brasileiros e seus familiares resulta das negociações conduzidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com Israel e o Egito. Mauro Vieira tem colaborado nas negociações com o chanceler israelense e o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, desde que a primeira lista de autorizações de saída foi divulgada em 1º de novembro, incluindo quase 500 nomes.

Com informações do Hora Brasília/Diário Atual

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…