Declarações de Lula geram mal-estar em Washington

   Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em suas afirmações de que os Estados Unidos contribuem para a manutenção da guerra entre Rússia e Ucrânia causaram incomodo em Washington.

Também fez críticas ao uso do dólar nas relações comerciais entre países e defendeu a criação de uma moeda única para uso do Brics. Os comentários foram vistos pelas autoridades americanas como um sinal de aproximação com a China e  distanciamento com os EUA.

Em suas afirmações em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, Lula disse: “A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia, Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o presidente [da Ucrânia, Volodmir] Zelenski não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade desta guerra”, dando a entender que os EUA e a Europa contribuem para o prolongamento do conflito.

A declaração ocorre um dia após o presidente ter defendido o fim do envio de armamentos para a Ucrânia e afirmado que os EUA precisavam “parar de incentivar a guerra”.

Com informações do Diário Atual/Redação

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…