Explosão em mina de carvão na Colômbia mata 11 e deixa 10 presos em subsolo

   Foto: Unidad-Nacional-para-La-Gestion-del-Riesgo-de-Desastres

Uma explosão em uma mina de carvão matou ao menos 11 pessoas e deixou outras 10 presas debaixo da terra nesta terça-feira (14/3), na cidade de Sutatausa, na Colômbia.

Segundo as autoridades colombianas, a explosão aconteceu na área rural de Sutatausa, que fica a 75 km da capital Bogotá. Seis minas, que são conectadas entre si, foram atingidas.

A informação foi divulgada pelo governador Nicola Garcia, do departamento de Cundinamarca nesta quarta (15/3). Em entrevista à Blu Radio, Garcia disse que os mineiros estão pressos 900 metros debaixo do solo. Mais de cem socorristas foram mobilizados para o resgate.

O presidente colombiano, Gustavo Petro lamentou a tragédia em suas redes. “Estamos reunindo todos os esforços com o governo de Cundinamarca para resgatar as pessoas presas com vida. Um abraço de solidariedade às vítimas e seus familiares”, escreveu Petro.

A Colômbia tem um longo histórico de explosões em minas, principalmente nas de carvão e ouro, sejam a ceu aberto ou subterrâneas. Somente em 2021, o país registrou 148 mortes em acidentes mineiros, de acordo com a AFP.

Em 2010 uma explosão matou 73 pessoas em uma mina de carvão em Amagá. Muitas das minas acometidas operam de forma ilegal ou informal, sem a fiscalização e as medidas de segurança adequadas.

Com informações do Metrópoles/adaptação

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…