“Não basta pedir perdão” declarou o Papa Francisco sobre vítimas de abuso

   Foto: Getty Images

O papa Francisco afirmou que pedir perdão a vítimas que tenham sofrido abusos sexuais por membros da Igreja Católica “é necessário, mas não o suficiente”. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (2/3) pelo Vatican News, Francisco destina as orações do mês de março a todas as vítimas de abusos.

“Diante dos abusos, especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja Católica, não basta pedir perdão”, disse Francisco

Segundo o papa, a Igreja não pode esconder as os casos de abusos sexauais, e deve se colocar como exemplo e um espaço seguro para que as vítimas denunciem abusos

“A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam. Nem quando os abusos ocorrem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições. A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias”, diz Francisco.

Para o pontífice, o Vaticano deve tomar ações concretas, para reparar os horrores pelos quais as vítimas passaram e evitar que mais casos se repitam no futuro.

“Pedir perdão é bom para as vítimas, porque são elas que devem estar ‘no centro’ de tudo. A sua dor, os seus danos psicológicos, podem começar a cicatrizar se encontrarem respostas.”

No final do vídeo, o papa Francisco pede que os devotos destinem suas orações para que as vítimas consigam se recuperar dos males causados por abusos. “Rezemos para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos”, disse o papa.

Com informações do Metrópoles/Adaptação

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…