Quem é Shou Zi Chew, o discreto ‘chefão’ do TikTok

   Crédito: Evelyn Hockstein

O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, defendeu a empresa no Congresso dos Estados Unidos nesta quinta-feira (23).

Há alguns anos a rede social chinesa enfrenta suspeitas de ameaçar a segurança dos Estados Unidos. Mas quem é o “chefão” do TikTok?

Chew, de 40 anos, é um ex-banqueiro que teve uma ascensão rápida no setor de tecnologia.

Veja o que se destaca em sua trajetória:

📚 Nascido em Singapura, de personalidade discreta, ele frequentou a prestigiosa Hwa Chong School, antes de se mudar para a Europa com o objetivo de estudar economia na University College de Londres.
🏦 Na capital britânica, Chew trabalhou no banco de negócios Goldman Sachs e estagiou no Facebook, antes de concluir um MBA na Harvard Business School, nos Estados Unidos.
📱 Depois de vários anos na empresa de investimentos DST, Chew, fluente em mandarim e inglês, foi nomeado diretor financeiro da gigante chinesa de telefonia Xiaomi em 2015.
✍️ Em março de 2021, ingressou na ByteDance, controladora do TikTok, e rapidamente assumiu a direção do aplicativo, após a renúncia repentina de seu antecessor, o americano Kevin Mayer.

Discrição
Chew não é um grande usuário do TikTok. Ele publicou apenas cerca de 20 vídeos desde o ano passado e tem menos de 20.000 seguidores no aplicativo.

Em sua conta, algumas imagens mostram o executivo assistindo ao show do intervalo do Superbowl ou dançando com a estrela do pop Ciara. Outros se concentram em momentos mais simples, como uma visita ao Museu Britânico e uma fantasia de Halloween.

O CEO do TikTok é casado com a diretora-executiva de uma empresa de investimentos Vivian Kao, ex-colega de classe na escola de negócios de Harvard, que conheceu por e-mail em 2008. Eles têm dois filhos.

Como a maioria dos homens de Singapura, Chew prestou o serviço militar, onde se destacou tanto que foi nomeado oficial, segundo o jornal “Straits Times”. Segundo as leis do país, isto significa que ele deve permanecer como reservista do Exército até os 50 anos, uma década a mais do que os homens de outras patentes.

Pressão política
Embora Chew administre a empresa a partir de Singapura, segundo o TikTok, não está claro quanto poder de decisão ele tem em relação ao fundador da ByteDance, Zhang Yiming, e a outros executivos da empresa controladora.

Há meses, Chew lida com uma pressão política que disparou em ambos os lados do Atlântico. A Casa Branca, a Comissão Europeia e os governos do Canadá e do Reino Unido proibiram seus funcionários de usar a plataforma de vídeos, bastante popular entre os jovens.

O governo americano insinuou que se o TikTok permanecer sob o controle da ByteDance será proibido.

Reguladores suspeitam de que o aplicativo dê a Pequim acesso aos dados dos usuários, o que o TikTok sempre negou.

“A ByteDance não pertence ao governo chinês, nem é controlada por ele”, afirmou Chew durante a audiência no Congresso nesta quinta.

Com informações do g1/adaptação

Leia Também

No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da Europa, as “suítes” são…
No Borgo Egnazia, um dos cinco estrelas mais caros da…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude. Decisão ocorreu na quinta-feira…
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após condenação por fraude….
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz que “agora a bola…
Com a proposta aceita, o alto dirigente do Hamas diz…