Desembargador do TRF-4 revoga prisão de Youssef, mas juiz manda prender de novo

   Foto Reprodução

O desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4), revogou nesta terça-feira (21/3) a prisão preventiva do doleiro Alberto Youssef, detido pela Polícia Federal ontem, em Santa Catarina. No entanto, apenas uma hora após a decisão, o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou novo encarceramento.

Youssef é um dos principais delatores da Lava-Jato. Appio substituiu Sergio Moro à frente dos processos envolvendo a operação. Youssef passaria por audiência de custódia hoje, com o magistrado que determinou o encarceramento.

Appio decretou a prisão do doleiro citando uma representação fiscal da Receita Federal. Ele afirmou que Youssef não devolveu todos os valores combinados em um acordo de delação premiada e não teria informado ao Poder Judiciário seu novo endereço.

Não houve pedido de prisão por parte do Ministério Público e, por conta disso, o desembargador Marcelo Malucelli entendeu que a detenção foi determinada de ofício pelo juíz, ou seja, por conta própria, o que na visão dele é ilegal.

Na nova decisão, o magistrado determinou que o pivô da Lava-Jato seja mantido no cárcere. A determinação ocorreu após a defesa protocolar na ação informando o entendimento do desembargador.

Com informações do Correio Braziliense/adaptação

Leia Também

Produtor de eventos foi condenado em segunda instância, após realizar evento para adolescente sem…
Produtor de eventos foi condenado em segunda instância, após realizar…
Ministra assume posto no lugar de Alexandre de Moraes; cargo de vice será ocupado…
Ministra assume posto no lugar de Alexandre de Moraes; cargo…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, afirmou que a lei que…