Gasolina vai subir em 23 estados e no DF

   Foto: Poder 360

A partir desta quinta-feira (1º), passa a valer a cobrança única de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS,  sobre a gasolina e o etanol.

A data para a adoção do chamado “regime monofásico” de tributação só foi determinada após reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados) e de entidades dos setores de petróleo e gás com o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), no fim do mês de março.

“As Fazendas já estavam cientes das dificuldades dos setores de combustíveis e gás para ajustar os sistemas para a implantação em 1º de abril”, afirmou em nota o Comsefaz após o encontro. Com isso, foi determinado que as alterações ocorressem em 1º de maio para o diesel e o GLP e em 1º de junho para a gasolina e o etanol.

Conforme os valores apurados pela Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) na segunda quinzena de maio, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Goiás serão os estados mais afetados pela mudança tributária, com aumentos superiores a 30% no valor da alíquota.

De acordo com a Petrobras, o imposto estadual corresponde a 20,5% do valor final cobrado pela gasolina aos consumidores, o equivalente a R$ 1,08. A maior parcela, de 38,6% (2,03), fica por conta da realização de lucros da empresa.

Diário Atual/Redação

Leia Também

Cida Gonçalves e Silvio Almeida afirmaram que a proposta revitimiza meninas e mulheres vítimas…
Cida Gonçalves e Silvio Almeida afirmaram que a proposta revitimiza…
A Justiça e os seus arredores continuam a causar espantos cotidianos. Desta vez, não…
A Justiça e os seus arredores continuam a causar espantos…
Ministério do Planejamento afirma que tesourada não compromete políticas públicas ou atividades, mas órgãos…
Ministério do Planejamento afirma que tesourada não compromete políticas públicas…