Direto de Brasília: deputado dispara contra possível criação de bancada negra na Câmara

   Foto: Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados deu início, na sessão desta quarta-feira (1º), aos debates sobre uma possível criação de uma bancada negra na Casa. O projeto, protocolado na última sexta-feira (27), é de autoria dos deputados Talíria Petrone (PSOL) e Damião Feliciano (UB) e tem o deputado baiano Antônio Brito (PSD) como relator.

Já no início do debate, o projeto já vem causando polêmica na Câmara. Entre os parlamentares que se mostram contra a criação da bancada negra é o deputado federal Bibo Nunes (PL).

“Não vejo sentido algum criar uma bancada negra com direito a voto. Então, o voto do negro valerá mais do que a do branco, mais do que o do índio, japonês, qualquer um que tenha aqui. Não tem sentido algum. Eu falo isso porque jamais fui chamado de homofóbico ou de racista. Querem também criar a bancada gay, com direito a voto. Não tem sentido algum. É um absurdo”, disse Nunes ao BNews.

“Queremos a lógica, democracia, respeito entre todos. Por que uma bancada negra com um voto? Então, os votos da Câmara toda foram lá e o negro tem um voto a mais. Por quê? O negro vale mais que os outros? Bancada branca eu também não aceitaria, porque é injusto”, acrescentou.

Ao ser questionado se existe a possibilidade de que mudar de posição com a tratativas, o parlamentar garantiu que manterá o voto “ao menos que me convençam do contrário”. “Acho difícil me convencer que tem sentido em fazer uma bancada negra com direito a voto, menosprezando o voto dos demais”, disse.

Com informações do Bnews/Diário Atual

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…