Flávio Dino falta a convocação na Câmara por ‘risco de agressões’ e ‘ameaças de uso de arma de fogo’

   Foto: Valor Econômico

O ministro da Justiça, Flávio Dino, não compareceu à Comissão de Segurança da Câmara, nesta terça-feira (21). No ofício com a explicação enviada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Dino citou falas de parlamentares com ofensas proferidas a ele e afirmou que a ausência foi recomendada pelo próprio setor de segurança da pasta, “à vista do elevado risco de agressões físicas e morais, inclusive com ameaças de uso de arma de fogo”.

De acordo com Dino, o próprio presidente da comissão, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), não teria “capacidade e isenção” para conduzir os trabalhos da audiência pública. O ministro cita a fala do parlamentar feita em 10 de outubro, quando Dino não compareceu a outra sessão.

O ministro também alegou quebra de decoro e disse que “é verossímil pensar que eles [deputados] andam armados, o que se configura uma grave ameaça à minha integridade física, se eu comparecesse à audiência”. Isso porque, na sessão da comissão realizada em 10 de outubro, o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) mandou um recado: “Vem tomar minha arma se você é homem”.

Por se tratar de uma convocação, Dino era obrigado a participar da sessão, mas justificou a ausência por temer por sua integridade física. Ele reiterou ainda o pedido de comparecimento a uma sessão conjunta no plenário da Câmara, “para que, simultaneamente, eu possa atender a todos os pedidos de esclarecimento com a devida segurança”.

Com informações do R7/Diário Atual

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…