Governo Lula revê sigilo e divulga lista de visitas de Michelle Bolsonaro

   Foto: Isac Nóbrega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a revisão dos sigilos de informações pessoais e da administração pública impostos durante a gestão de Jair Bolsonaro. Ele deu 30 dias para a Controladoria Geral da União (CGU) fazer os mapeamentos. No primeiro caso revisto pela equipe do petista, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) liberou ao jornal Estado de S.Paulo o acesso à lista de pessoas que foram visitar a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

A informação sobre quem foi visitar a então primeira-dama havia sido requerida durante o governo Bolsonaro com base na Lei de Acesso à Informação. Na época, o pedido foi negado sob alegação de que era um dado pessoal protegido por sigilo. Na reportagem, o jornal informou que na gestão de Lula, um recurso foi protocolado e a demanda atendida pelo novo governo. Ainda segundo o jornal, o documento foi liberado antes mesmo de a CGU concluir o trabalho de revisão.

As visitas de Michelle Bolsonaro

A relação de pessoas que visitaram a ex-primeira-dama tem 565 registros de entrada na residência oficial e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, nas portarias principal e de serviço. Entre os visitantes aparecem os nomes do pastor Cláudio Machado, da cabeleireira Juliene Cunha e da estilista Cynara Boechat.

A frequentadora mais assídua do Alvorada foi Nídia Limeira de Sá, diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação. Nídia esteve 51 vezes na residência oficial no período de um ano, o equivalente a uma média de quatro visitas por mês, informou o jornal.

Revista Oeste

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…