Haddad contraria embaixador argentino e nega criação de moeda única

   Foto: Marcelo Camargo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que tenha discutido a possibilidade de criar uma “moeda única” para o Mercosul. O petista foi interpelado por jornalistas sobre o tema, depois do fim da cerimônia de posse da nova ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Haddad disse à imprensa que “não existe moeda única e não existe essa proposta”. Visivelmente irritado, pediu aos jornalistas para “se informarem primeiro”.

A fala de Haddad contraria uma declaração de Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, após encontro com o petista. Scioli garantiu que Haddad firmou “compromisso muito real com o objetivo da moeda única”, e que os dois países iriam “trabalhar para criá-la”.

Conforme noticiou Oeste, ambos se reuniram na terça-feira 3, para discussão da parceria econômica entre os países, como o financiamento do gasoduto Néstor Kirchner, de 600 quilômetros, na província de Santa Fé. A Argentina alega que o Brasil assegurou R$ 4 bilhões em empréstimos, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que financiarão a obra.

Scioli ressaltou que o objetivo da medida é “fortalecer o intercâmbio comercial no bloco e ampliar a união latino-americana”. As nações participantes não teriam que abandonar suas próprias moedas, como na União Europeia, mas a “moeda única” seria uma maneira de nivelar as transações comerciais, sem usar o dólar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Oeste

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…