Lula conversa com Zelensky e reafirma proposta por paz e diálogo

   Foto Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por vídeo, nesta quinta-feira (2/3), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Nas redes sociais, Lula disse ter reafirmado o desejo de participar de qualquer iniciativa em prol da paz e do diálogo.

Esta foi a primeira conversa entre os dois chefes de Estado, que ocorre quase uma semana após a guerra no país do leste europeu completar um ano.

A invasão russa no território da Ucrânia foi iniciada em fevereiro de 2022 e já deixou milhares de mortos. Desde o início do conflito, o governo brasileiro tem mantido uma posição neutra sobre o assunto.

No ano passado, durante a campanha eleitoral, o petista chegou a dizer que o presidente ucraniano é tão culpado pela guerra quanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em janeiro deste ano, em uma mudança de discurso, Lula disse que a Rússia cometeu um “erro crasso” ao invadir a Ucrânia, mas afirmou que “quando um não quer, dois não brigam”.

Na ocasião, porém, o presidente declarou que o Brasil não tem interesse em enviar munições para auxiliar a Ucrânia no conflito.

“O Brasil não tem interesse em passar as munições, para que elas sejam utilizadas na guerras entre Rússia e Ucrânia. O Brasil é um país de paz. Portanto, o Brasil não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta”, afirmou.

“A única coisa que eu sei é que se eu puder ajudar, vou ajudar. Mas se for preciso conversar com o Zelensky, com o Putin, eu faço”, acrescentou.

Com informações do Metrópoles/Adaptação

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…