Lula demite presidente da Caixa Econômica

   Foto: Blog do Esmael

O presidente Lula demitiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante reunião nesta quarta-feira (25/10), no Palácio do Planalto.

O encontro começou por volta das 12h30 e durou cerca de 50 minutos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de parte da conversa, segundo apurou a coluna.

A demissão ocorre após meses de pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de outros líderes do Centrão, que miravam o comando do banco público.

Para a vaga de Rita, Lula vai nomear Carlos Antônio Fernandes, indicado por Lira. Ele é funcionário de carreira do banco e já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas.

Em 2012, por exemplo, Fernandes assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional. Na época, a pasta era comandada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado do presidente da Câmara.

Em nota, o Planalto confirmou a demissão de Rita Serrano e disse que, na reunião, Lula agradeceu o “trabalho” e a “dedicação” dela no comando da Caixa Econômica.

“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha”, disse o Planalto em nota.

Segundo a Presidência, Carlos Fernandes assumirá o comando da Caixa, “dando continuidade” ao trabalho do banco na oferta de crédito e na execuição de políticas públicas nas áreas sociais, culturais e esportivas.

Exposição aumentou pressão
A pressão do presidente da Câmara sobre Rita Serrano tinha aumentado, nos últimos dias, após a Caixa Cultural promover uma exposição que trazia uma colagem com ataques a Lira.

Na imagem, o deputado do PP é retratado dentro de uma lixeira, ao lado da ex-ministra e atual senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Após a repercussão negativa, a Caixa decidiu cancelar a exposição, que trazia ainda uma ilustração do ex-presidente Jair Bolsonaro defecando na bandeira do Brasil.

Com informações do Metrópoles/Adaptação

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…