Lula já tem nome para quem vai comandar o Exército

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a pensar na área estratégica e que estava muito conectada com o bolsonarismo. Trata-se das Forças Armada. Para tanto, o petista pretende entregar o comando do Exército, em janeiro, ao general Julio Cesar de Arruda. Ele é atualmente chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC).

No entanto, os conselheiros de Lula sugerem que seja o general Tomás Paiva. Ele é comandante militar da região Sudeste. A lista que está nas mãos do petista consta mais dois outros nomes de generais. Dentre os mais antigos e experientes para comandar a Força Terrestre estão: o chefe do Estado-Maior do Exército, Valério Stumpf, e o comandante de Operações Terrestres, Estevam Theophilo.

Pela ordem de classificação de quatro estrelas, isto é, a mais alta patente é a seguinte: Arruda, em março de 2019; Stumpf e Paiva, em julho de 2019; Theophilo, em novembro de 2019. Lula é aconselhado a não inovar na escolha. Assim, faria a seleção dos três mais antigos. Na prática, seriam quatro, pois Stumpf e Paiva dividem a segunda posição e ambos passariam à reserva na mesma época, em julho de 2023; Arruda, em março, e Theophilo, em novembro. Os demais 12 integrantes do Alto Comando do Exército se aposentam somente a partir de 2024.

A escolha para o cargo é exclusivamente pessoal do presidente. Entretanto, o temor na caserna é de que Lula abandone o critério, como fez o aliado e presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Lá se provocou uma troca sem precedentes e aposentando de uma só vez uma leva de quase 50 oficiais-generais.

Para oficiais-generais da ativa e da reserva, se Lula usar o mesmo critério que prevaleceu nos dois primeiros governos petistas, isso elimina a tensão com as Forças Armadas. Assim, seriam nomeados os comandantes tanto do Exército quanto da Aeronáutica e da Marinha os militares mais antigos do generalato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal Opção

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…