Reforma tributária pode contribuir em 12% com crescimento econômico, diz Alckmin

   Foto: Gazeta do Povo

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, estimou nesta segunda-feira (4), que a reforma tributária vai contribuir com o crescimento econômico do Brasil em 12% nos próximos 15 anos. Em palestra de abertura do 28º Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq) 2023, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, destacou que a reforma é um dos principais instrumentos para dar mais competitividade às empresas brasileiras.

“Essa é uma reforma que pode fazer, em 15 anos, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescer em 12%. Ela traz eficiência econômica e ajuda enormemente a economia”, destacou o presidente em exercício.

Ao explicar o porquê do prognóstico, Alckmin citou a simplificação e o fim da cumulatividade. “A reforma tributária simplifica. (São) cinco impostos sobre consumo transformado em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. Ela desonera completamente investimento e exportação, porque acaba com a cumulatividade e tira um dos instrumentos fundamentais da guerra fiscal, ao passar (a cobrança) da origem para o destino.”

O vice-presidente também apontou alguns parâmetros macroeconômicos que trarão mais competitividade à indústria brasileira. “O juro é alto, mas está em queda. Está caindo meio por cento em cada reunião do Copom”, disse, em referência à Selic, taxa básica de juros, que, no início do governo estava em 13,75% ao ano e, agora, está em 12,25% ao ano. A inflação também está em queda. Saiu de quase 6% para 4,7%. O risco Brasil baixou de 2,5% para 1,5%. o PIB está acima do esperado”, disse, citando ainda a queda do desemprego em queda, a alta da B3. “Temos um grande desafio: melhorar a produtividade”, ponderou Alckmin, citando ações do governo que buscam essa meta. Uma delas é o Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial, que busca soluções para melhoria da política industrial e a redução do custo Brasil.

Com informações do Correio Braziliense/Diário Atual

Leia Também

Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta quinta-feira (20/6) na Câmara…
Representantes do Comando Nacional da Greve estiveram na manhã desta…
Senadores acionaram TCU e Judiciário cobrando investigação de suposto uso indevido de recursos públicos…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação nas últimas semanas, mas…
Greve nas federais completa 50 dias. Governo Lula tentou negociação…